ELEIÇÃO DELEGADO SINDICAL
Amanhã, dia 22 de dezembro, bancários e bancárias dos bancos públicos da nossa região irão escolher os seus delegados sindicais.
O Delegado Sindical é o representante da categoria em seu local de trabalho, fundamental na organização da luta e na mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras e, não por acaso, que as maiores conquistas bancárias aconteceram nesses momentos, escutando as demandas locais. Esse é, portanto, o primeiro elo entre a categoria e o Sindicato. O delegado, embora não seja membro efetivo da diretoria do sindicato, é eleito por seus próprios pares para representa-los diante das mais variadas demandas, entre elas o debate das questões trabalhistas e a ponte que leva a opinião dos colegas ao Sindicato e vice-versa, ajudando a resolver conflitos no ambiente de trabalho, seja de relacionamentos ou das condições de trabalho, proporcionando às partes a possibilidade de uma solução que atenda ao interesse de todos.
Angelo Terra – Secretário Geral
A história do Delegado Sindical
Foi a luta Sindical que garantiu a liberdade para que os bancários e bancárias pudessem se organizar por local de trabalho e fundamental para ampliar as conquistas. No início dos anos 80, com a abertura política e a retomada do Sindicato, os bancários iniciaram um período de grandes greves, que ampliaram seus direitos e conquistas, principalmente em 1985.